
Obesidade nos animais: conselhos para a evitar!

Mais de metade dos gatos e cães do mundo sofrem com a obesidade!
O problema é que esta pode causar sérios problemas para a saúde desses animais – como aumento de colesterol, pressão sanguínea elevada, diabetes e dores articulares.
Sedentarismo e má alimentação são os principais hábitos que causam a obesidade em animais . O costume de oferecer comidas humanas como chocolate, pizza, pão e queijo para os pets, por exemplo, é uma das atitudes que causa o excesso de peso (alguns destes alimentos são proibidos, conforme artigo sobre os alimentos tóxicos já aqui partilhado).
Os pets mais velhos e os castrados, são mais propensos a engordar e exigem cuidados redobrados. A raça do animal também exerce influência, como por exemplo Beagle, Pug, Bulldog inglês, Labrador e Cocker são propensas à obesidade.
No caso dos gatos, os mistos ou mestiços têm maior probabilidade de desenvolver a doença.
Alguns conselhos:
- Analisar as necessidades do animal e escolher a alimentação/ração, mais adequada para a idade, porte e estilo de vida do seu amigo de quatro patas;
- Passeios longos e diários são de extrema importância para a saúde do cão;
- Fracionar a refeição, o pet precisa se alimentar de duas a quatro vezes por dia e ter um horário padrão.
- Aliviar o stress com brincadeiras é a melhor forma de incentivar a curiosidade e o interesse dos pets a correr e brincar. Os brinquedos interativos e quebra-cabeças são excelentes para os estímulos não só físicos mas também mentais.