Como saber qual é a melhor para o teu cão?

Usa uma fita métrica para medir o pescoço do teu animal de estimação, posteriormente, adicione dois a três centímetros; este será o seu comprimento correto da coleira. Escolhe uma coleira e trela adequadas que correspondam ao tamanho do teu cão ou gato.

As mais pequenas e leves são para cachorros e cães pequenos, e estilos mais largos e duráveis são para cães maiores e mais fortes.

Certifica-te de que todas as coleiras têm sempre uma chapa com o teu contacto gravado.

Coleira regular de nylon ou couro – Uma coleira de cão tradicional está disponível em uma variedade infinita de estilos, cores e larguras. Qualquer que seja o estilo a escolher, a coleira deve ficar no alto do pescoço do seu cão, não de maneira folgada porque pode escorregar em direção ao topo de seus ombros. Qualquer coleira de cão deve ficar confortável, com espaço suficiente para colocar dois dedos entre o pescoço e a coleira. Por segurança, a coleira não deve estar o suficientemente solta para passar por cima da cabeça do cão. Tenha cuidado para que a coleira não fique tão apertada que possa restringir a respiração ou causar tosse – não se esqueça, particularmente com cães mais jovens, de que o seu cão irá precisar de uma coleira maior à medida que for crescendo. Verifique frequentemente o tamanho da coleira do seu cão.

Arnês – Um arnês, que segura um cão com segurança, sem rodear sua garganta, é recomendado para cães com doença respiratória alta ou problemas na garganta ou na traquéia. Uma coleira normal colocaria pressão sobre esta área quando o seu cão tentasse tirar, causando irritação e tosse. O arnês soluciona esse problema.

Coleiras para situações de treino específicas

Halter-type dog collar – Esta coleira lembra um cabresto de cavalo, com uma faixa à volta da cabeça e outra à volta do nariz. A trela prende-se à coleira abaixo do queixo. Quando puxar a trela, o cão só pode andar ao seu lado ou atrás de si, o que lhe dá uma grande dose de controle ao treinar o seu cão para não puxar a coleira. A marca mais conhecida de coleira tipo halter é a Halti.

Coleira estranguladora – A “estranguladora” pode ser uma ferramenta eficaz de treino ou re-treino, SE usada corretamente e no tipo apropriado de cão. Se tem pensado usar uma estranguladora no seu cão, é imperativo que um professional lhe mostre como usá-lo corretamente; O uso incorreto deste tipo de coleira pode ser muito prejudicial para o cão. Esta coleira só deve ser usada durante as sessões de treino e nunca quando o cão é encaixotado. Cães pequenos ou delicados nunca devem ser submetidos a este tipo de coleira de treino.

Certifica-te de que o instrutor o ajude a escolher a estranguladora certa para o seu cão e ensine-o a colocá-lo corretamente no cão – se usado para trás, ele pode não ser liberado imediatamente conforme foi desenhado, o que pode fazer com que seu cão engasgue ou asfixie.

Coleira de bicos “Prong collar” – A coleira de bicos é formada por pontas rombas que se projetam para dentro dos elos da corrente. Concebido apenas para os maiores, mais robustos e mais teimosos puxadores de trela, a coleira de bicos é uma ferramenta temporária de treino usada para alterar o comportamento de um cão quando ele não responde a qualquer outro tipo de coleira. Esta coleira não magoa realmente o cão; pode tentar envolvendo-a em torno de sua coxa e puxando a corrente. Sentirá o aperto, mas não sentirá dor de verdade. No entanto, este tipo de colar deve ser usado apenas como um dispositivo de treino temporário. Uma coleira tipo halter lhe daria mais controle sobre seu cão, a menos que ele seja tão volumoso e teimoso que precise de beliscar para aprender.

Tenha em conta que nenhuma das coleiras de treino acima destina-se a substituir permanentemente o treino básico de obediência – e, na maioria dos casos, um cão adequadamente treinado não precisará para nada dessas coleiras de treino restritivas.