Aposto que teu filhx já te deve ter pedido um animal de estimação, certo? Tu já imaginaste os benefícios de morar com animais de estimação?

Como regra, ao adotar um animal de estimação costuma-se considerar apenas os custos a curto e médio prazo. No entanto, considerar os benefícios físicos, sociais e psicológicos de conviver com animais de estimação também pode ser decisivo na fase de adoção.

Benefícios para a saúde física

De acordo com um estudo da American Heart Association, um dos benefícios para a saúde de viver com animais, como cães e gatos, é a redução de doenças cardíacas e diabetes.

De fato, ao conviver com esses animais, os tutores tendem a adquirir hábitos mais saudáveis, como caminhar ao ar livre, o que exige que eles se exercitem 30 minutos de a mais do que pessoas que não têm animais de estimação.

Melhorar a imunidade

O convívio com animais pode ser usado para melhorar a imunidade das crianças, de idosos e até de pacientes oncológicos. “O contato com os pêlos e com os micro-organismos presentes nos pets podem ajudar os tutores, independentemente da idade, a desenvolverem tolerância em relação ao animal e ao ambiente, prevenindo e tratando alergias”.

Pets ajudam a reduzir o stress

Para além da saúde física, um levantamento publicado na revista científica Plos One, da Public Library of Science, nos Estados Unidos, comprovou, a partir da análise da saliva de crianças, que o contato com os cães diminui significativamente os níveis de cortisol, que é a hormona ligada ao stress. 

Benefícios sociais para crianças e adolescentes

Além dos benefícios psicológicos para a saúde, morar com animais de estimação pode ajudar adultos, adolescentes e crianças a desenvolver empatia e responsabilidades, já que se preocupam com o animal. Além disso, conviver com animais de estimação pode ajudar os mais tímidos divertirem-se e socializarem.